Dicas de Emprego

Seja Bem vindo!
Visualize neste blog vagas de emprego, dicas para crescimento profissional,
comportamento em entrevistas, entre outros assuntos.
Obrigada pela visita!

sexta-feira, 8 de maio de 2015

A hora H - A entrevista

Boa tarde a todos!
Agora vamos falar um pouco sobre a tão esperada hora... A Entrevista.
Há pessoas que ficam muito ansiosas nesse momento, afinal elas estão sendo avaliadas, e quem não ficaria...
Mas é importante mostrar uma certa tranquilidade, ou pelo menos um controle emocional, por isso chegue mais cedo, para que você já vá se familiarizando com o ambiente e consiga " respirar " antes de começar.
Quando você entrar na sala de entrevista, esqueça todos os seus problemas pessoais, tudo o que está acontecendo lá fora e foque em passar uma boa impressão.
Na hora em que o entrevistador chegar, se levante e dê um aperto de mão e não se esqueça de falar bom dia ou boa tarde para a pessoa que vai lhe entrevistar.
Bom muitos entrevistadores iniciam a conversa perguntando seus dados pessoais, se é casado, se tem filhos, onde mora, entre outras coisas, seja sempre SINCERO, pois os entrevistadores com experiência quando notam algo estranho, vão a fundo para descobrir, por isso sempre seja sincero.
Posteriormente, iniciaram as perguntas relacionadas as suas experiências profissionais, e continuo dizendo seja sincero, pois as empresas atuais tem muitos contatos e o mundo é um ovo, então sempre há a possibilidade de a pessoa que está te entrevistando, conheça seu ex chefe, além também da possibilidade de entrarem em contato com sua antiga empresa, para pegarem referências.
Há algumas empresas que fazem entrevistas por competência, que nada mais é do que o entrevistador te perguntar por situações que você já passou, e como reagiu, como aconteceu e como resolveu o problema. O entrevistador nesta hora quer apenas saber como está o desenvolvimento desta característica na sua vida profissional, como responsabilidade, trabalho em equipe, liderança, entre outras competências que são importantes para determinados cargos.
Bom depois da entrevista, agradeça a oportunidade, se houver qualquer dúvida quanto a vaga, questione sem se preocupar.
Normalmente as empresas fazem o processo seletivo em duas partes, sendo primeiro com o departamento de Recursos Humanos e depois com o chefe direto.
A entrevista com o departamento de Recursos Humanos é justamente para fazer mais uma triagem para que os melhores candidatos passem para o gestor.
As empresas informam depois da entrevista que entraram em contato com você para dar um retorno.
Agora é a hora de relaxar e pensar que você deu seu melhor e boa sorte!

O próximo post será sobre o Feedback da entrevista!

Até a próxima!


0 comentários:

Postar um comentário

Sobre

Bom, o que falar sobre mim...
Sou uma pessoa dedicada, responsável, que tem lá seus defeitos, mas todo mundo tem seu defeito de fabricação...
Sou formada em Administração Hoteleira, mas sempre atuei na área de recursos humanos.
Boa parte da minha carreira está relacionada a Meliá, empresa que me ensinou muito!! Obrigada gente!!!
Mas minha experiência é generalista, mas sempre fiz muito recrutamento e seleção na minha vida, especialmente no Hotel Fasano, que também foi uma escola maravilhosa!
Trabalhei também em restaurantes que me ajudaram muito a desenvolver meu lado humano e também a ser muito mais flexível... aquele básico jogo de cintura...
Bom essa sou eu profissionalmente...
Dúvidas estou aqui para responder! :)
Tecnologia do Blogger.

Popular Posts